Hebraico: por onde começar?

Hebraico: por onde começar?

    Olá! O assunto de hoje é sobre algo que muita gente me pergunta: por onde se começa a estudar o hebraico? Se você chegou aqui e está me achando uma tonta por estar levantando essa questão, espera aí que eu já vou explicar!
    Pra quem não sabe, quando falamos do idioma hebraico, naturalmente, estamos nos referindo ao idioma em si, ou seja, ao idioma que é falado em Israel hoje. O idioma é único, mas por ser um dos mais antigos do mundo, a sua travessia por milênios, fez com que ele sofresse muitas mudanças. E essas mudanças, fizeram com que o idioma se diferisse em duas facetas: hebraico bíblico e hebraico moderno. 
E a maior interesse, curiosidade e o fascínio das pessoas está no hebraico bíblico. Com o Cristianismo sendo uma das religiões mais fortes no mundo, o interesse em desvendar a Bíblia é intenso. Nada melhor que desvendar os mistérios dela, lendo-a em seus originais. E sem dúvida alguma, ler a Bíblia no seu idioma original faz toda a diferença, já que há revelações e entendimentos que se perderam em tantas traduções ao longo do tempo. Mas, o grande desafio para o estudante que se propõe a iniciar pelo hebraico bíblico, é a complexidade de aprendizado. Não é que seja impossível, mas é um pouco mais difícil. Ainda mais, se é alguém principiante.
     Já o hebraico moderno, por ser a língua do cotidiano, torna-se muito mais fácil e prático o seu aprendizado. E a ligação  que a língua moderna tem com a antiga, facilita muito para quem decide começa pelo idioma moderno ao invés do bíblico. É exatamente isso que recomendo para os que desejam e decidem se aventurar nessa língua tão fascinante.
    Como tudo na vida, aprender algo (no caso, o hebraico) novo, é como subir uma escada, degrau por degrau. Muitos se perdem no caminho ou desistem porque querem pular etapas na tentativa de chegarem mais rápido ao resultado. É como uma frase que li outro dia que dizia: "Os que se apaixonam apenas pelo resultado desistem no caminho, mas os que se apaixonam pelo caminho alcançam todas as coisas". Pode parecer bobagem, mas é exatamente isso. 
    Então, o meu conselho para você que está com muita vontade de aprender hebraico, mas não sabe por onde começar e ficou meio apavorado ao ver um pouco da complexidade do hebraico bíblico, é: comece pelo hebraico moderno. Sua jornada será mais fácil, prática e muito menos penosa. Sua mente se expandirá de maneira inexplicável e enxergará com clareza, as profundezas e os mistérios dessa língua incrível.
    Se não for amante de textos, vou colocar logo abaixo um vídeo, onde falo e explico com mais detalhes sobre este assunto.
E se quiser mais detalhes sobre hebraico, acesse nosso site.
     Lehitraot! Até a próxima!




 

Comentários